Projetos

Projeto de Pesquisa

O uso da tira infrapatelar na dor, agilidade e equilíbrio em indivíduos atletas e sedentários com Sindrome da Dor Femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é comum em indivíduos atletas e sedentários, os quais podem apresentar déficits no controle postural, proprioceptivos e funcionais. Para reduzir a dor e facilitar a função articular patelofemoral pode ser utilizada a tira infrapatelar (TIP). Porém os seus efeitos no desempenho motor e equilíbrio ainda são controversos.
 

Objetivos

 

Avaliar o efeito da TIP na agilidade, equilíbrio e dor femoropatelar em indivíduos atletas e sedentários com SDFP.

 

Métodos

 

A amostra será composta por 30 indivíduos com SDFP: 10 atletas do gênero feminino, 10 atletas do gênero masculino e 10 indivíduos sedentários (independente do gênero), maiores de 18 anos, que responderão ao questionário de caracterização, escala de dor e serão submetidos aos testes Side Hope Test (SHT) e Star Excursion Balance Test (SEBT) para análise da agilidade e equilíbrio, respectivamente. Após a familiarização com os testes serão aplicadas três repetições no membro inferior com SDFP, com intervalo de 1 minuto entre cada repetição. Em seguida, o mesmo protocolo de testes será repetido com a TIP. Para a análise estatística os resultados serão analisados quanto a distribuição de normalidade e posteriormente comparados.

Resultados esperados

Espera-se encontrar o aumento na agilidade e equilíbrio em indivíduos atletas e sedentário com SDFP que utilizam a TIP.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Christiane de Souza Guerino Macedo (lattes)

LAFESP  -  Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Esportiva

Departamento de Fisioterapia  -  CCS/UEL

LAFESP 2017  ©  Copyright