Projetos

Coordenação: Profa. Dra. Christiane de Souza Guerino Macedo (lattes)

Projeto de Extensão

Fisioterapia nas lesões do joelho

A atividade física e esportiva, antes restrita a uma pequena parcela de pessoas, é hoje estimulada e se tornou um verdadeiro costume e necessidade para muitas pessoas. Entretanto, a constante exposição à esforços e a possibilidade traumas pode provocar agressões ao organismo. Um estudo do Comitê Olímpico Internacional mostrou que as lesões mais frequentes são aquelas que ocorrem no joelho, seguidas do tornozelo, pé e coluna. As lesões mais comuns da articulação do joelho são as femoropatelares, as ligamentares e as meniscais, causando dor, alterações de amplitude de movimento, diminuição da força muscular e déficits de funcionalidade.

 

Mesmo com grande incidência na população ativa estas lesões não estão entre os atendimentos prioritários realizados pelo SUS, o que se traduz em filas na espera do atendimento na fisioterapia. Dessa forma, projetos de extensão proporcionam aos pacientes um atendimento imediato, minimizam as complicações e priorizam o retorno acelerado da funcionalidade do indivíduo. 

 

Objetivos

 

  • Oferecer à comunidade esportiva um trabalho de fisioterapia adequado às condições do atleta e sua equipe;

  • Proporcionar ao acadêmico de fisioterapia um trabalho de campo adaptado às realidades esportivas, bem como treinar medidas de avaliação, prevenção e reabilitação no esporte.

 

Público Alvo

 

O projeto é desenvolvido no Ambulatório de Fisioterapia do HU-UEL, em horários previamente combinados, e realizado por alunos de graduação e residentes do curso de fisioterapia, sub supervisão direta de docentes.

LAFESP  -  Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Esportiva

Departamento de Fisioterapia  -  CCS/UEL

LAFESP 2017  ©  Copyright