Projetos

Projeto de Pesquisa

Análise da dor, funcionalidade, força muscular e equilíbrio em mulheres com Síndrome da Dor Femoropatelar

A Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP) é definida como dor anterior do joelho, com maior prevalência em mulheres. Aponta-se que desequilíbrios dos músculos vasto medial oblíquo (VMO) e vasto lateral (VL) e a fraqueza do músculo glúteo médio (GM) são considerados os principais fatores biomecânicos para o surgimento dos sintomas.

 

Objetivos

 

Avaliar diferenças na presença de dor, alterações funcionais e do comportamento dos músculos quadríceps (Q) e glúteo médio (GM), bem como o equilíbrio em mulheres com SDFP.

 

Métodos

 

A amostra será composta de 40 voluntárias, com idade entre 18 e 25 anos, divididas em: grupo com SDFP (n=20); e grupo controle saudável (n=20). Todas assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, preencherão a ficha de dados pessoais, questionário Lysholm e Anterior Knee Pain Scale (AKPS); realizarão a contração isométrica máxima dos músculos Q e GM, para a análise do comportamento e força muscular com célula de carga. Por fim, serão submetidas à análise do equilíbrio por meio do teste funcional Star excursion balance test.

Resultados esperados

Espera-se apontar a presença de dor e alterações funcionais, do controle motor e equilíbrio em mulheres com SDFP.

Pesquisador responsável: Profa. Dra. Christiane de Souza Guerino Macedo (lattes)

LAFESP  -  Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Esportiva

Departamento de Fisioterapia  -  CCS/UEL

LAFESP 2017  ©  Copyright